I Love Brides

E com filhos, as grandes viagens acabam?

Perguntamos à Little Travelers Family
Imagem inserida no corpo do post

 

Fomos conhecer uma família que viaja pelo mundo com 2 filhos pequenos e agora contam-nos a sua experiência em viagens, com destaque para a viagem à República Dominicana.
São a Little Travelers Family. Ricardo, Slobodanka, Sara de quatro e Filip de dois anos. Partir à descoberta de outras culturas e lugares é a paixão dos pais e o mote para um projeto com o qual querem desmistificar a ideia de que viajar com crianças pequenas é uma tarefa muito complicada. Mais que um projeto, a Família de Pequenos Viajantes – tradução do nome original – é o resultado de um modo de vida: viver e educar através das viagens.
Antes de serem pais, Ricardo e Slobodanka percorreram Zanzibar, fizeram um safari na Tanzânia, escalaram o Pão de Açúcar no Rio de Janeiro, dormiram no meio da selva da Amazónia. Foram à Islândia, a Marrocos, a Creta e à Sardenha, onde casaram. Croácia, Bósnia, Sérvia, Hungria, as montanhas Dolomitas, em Itália, e Suíça são outros dos destinos que já exploraram a dois.
Eles não se deixaram deter pela chegada dos filhos e continuaram a explorar o mundo, mas agora em família. A única diferença é “a necessidade de um pouco mais de bagagem e gestão logística", explica Slobodanka, recordando a história da primeira viagem da pequena Sara. “Às sete semanas teve a sua primeira aventura ao voar de Portugal para a Sérvia para o celebrar os 80 anos da bisavó. E aos seis meses já tinha 24 voos e seis países desbravados”. Explicam-nos que mesmo com crianças pequenas é possível desfrutar de destinos paradisíacos como as Maldivas, Tailândia, México, Cuba ou República Dominicana. E é uma oportunidade única para criar memórias, estreitar laços com os filhos e descobrir juntos o mundo que nos rodeia.
Esta família serve como inspiração para outros pais e famílias ao desafiar a perceção de que é difícil viajar com crianças pequenas para destinos distantes. Durante as viagens, passam 24 horas por dia juntos, algo que raramente acontece na rotina diária de casa, creche, escola e trabalho. Viajar em família proporciona esta oportunidade incrível para desfrutar de tempo de qualidade juntos. Cada vez mais famílias estão a perceber que as férias não são apenas para descansar, mas também para descobrir, expandir horizontes e vivenciar novas aventuras e experiências que irão marcar as memórias e o desenvolvimento das crianças.

 

 

Imagem inserida no corpo do post

 

 

Imagem inserida no corpo do post

 

 

Imagem inserida no corpo do post

 

 

Imagem inserida no corpo do post

 

Imagem inserida no corpo do post

 

 

Imagem inserida no corpo do post

 

 

Imagem inserida no corpo do post

 

 

Imagem inserida no corpo do post

 

Imagem inserida no corpo do post

 

A família conta-nos a sua incrível viagem pelo lado mais desconhecido da República Dominicana, o Sudoeste longe dos resorts e da pulseirinha do Tudo Incluído. Desertos, montanhas, casas na árvore, glamping, masterchef e praias selvagens perdidas do mundo, são algumas das aventuras neste destino partilhadas pela família no seu instagram.
“Foi uma experiência absolutamente inesquecível para todos os membros da família” refere Ricardo. “Creio que foi das viagens mais marcantes que fizemos em família!”.
Explorar a República Dominicana fora dos resorts com crianças pequenas pode parecer desafiador à primeira vista, mas Ricardo e Slobodanka provaram que é totalmente viável e extremamente gratificante.
Ricardo e Slobodanka fizeram questão de planear atividades adequadas para os pequenos viajantes, mas também divertidas para os adultos.
"Dormir numa casa da árvore no meio da floresta tropical a 10 metros de altura foi sem dúvida um dos pontos altos desta viagem” comenta-nos Slobodanka. A alegria estampada no rosto da Sara
quando descobriu que ia dormir numa casa da árvore, era contagiante. Para os mais curiosos vale a pena espreitarem o Eco Lodge Rancho Platón.
Mas a parte cultural não ficou esquecida. Tiveram oportunidade de dormir num verdadeiro palácio do Séc. XVI, o Hodelpa Nicolas de Ovando, um encantador boutique hotel de 5 estrelas, que preserva a sua história de mais de 500 anos, mesmo no coração da capital Santo Domingo. “Ao entrar fomos transportados para uma era passada. Os olhos curiosos da Sara e do Filip brilhavam ao saber que estavam num palácio.”
Durante a viagem, a Little Travelers Family teve uma experiência digna de Masterchef ao visitar o restaurante de um dos jurados do Masterchef da República Dominicana, o famoso Chef Leandro Díaz. As crianças tiveram a oportunidade de cozinhar as suas próprias entradas sob a orientação do Chef. Foi emocionante para Ricardo e Slobodanka ver os seus pequenotes em modo “cozinheiros em acção”!
As Dunas de Baní seguiram-se no itinerário, algo inesperado, um deserto em plena República Dominicana. Situadas a 80 quilómetros de Santo Domingo, as Dunas de Baní são um campo de dunas localizado na Península de Las Calderas. Com uma extensão de aproximadamente quinze quilómetros quadrados, as dunas oferecem a oportunidade de avistar diversas aves migratórias, lagartos e iguanas-rinocerontes. A Sara e o Filip ficaram curiosos com a diversidade da fauna e flora local e observavam atentamente cada animal que encontravam.
Já mais para oeste, em Barahona, fizeram duas actividades de aventura com os filhotes, desceram o rio Nizaito em tubbing (boias) e fizeram uma subida a uma cascata! Estas podem parecer à primeira vista atividades arriscadas para se fazer com crianças pequenas, mas Ricardo e Slobodanka garantem que foram cuidadosamente escolhidas e preparadas para garantir total segurança.
"Fizemos uma extensa pesquisa para nos informar sobre as medidas de segurança necessárias e certificamo-nos de que eram atividades seguras, por isso decidimos levar a Sara e o Filip. Foi uma experiência única para todos, adoramos cada momento!”
E, é claro, não poderia faltar uma visita à praia mais bonita da República Dominicana, a Bahia de las Aguilas. Localizada na província de Pedernales, no sudoeste do país já perto da fronteira com o Haiti, a praia encanta com suas areias brancas e águas cristalinas de um azul-turquesa deslumbrante. É possível avistar tartarugas marinhas nas águas próximas e explorar diferentes tipos de cactos, como o cacto colchão-de-noiva.
Em Pedernales, a Little Travelers Family também teve a oportunidade de dormir uma noite numa tenda mesmo à beira-mar no Eco del Mar, um glamping localizado entre Cabo Rojo e Bahia de las Aguilas. Dormir pela primeira vez numa tenda na praia, a escassos metros da água, foi uma experiência emocionante para as crianças.
O regresso até à outra ponta do país, foi a cereja no topo do bolo, pois viajaram num pequeno avião até Punta Cana. A Sara aproveitou para dormir, mas o pequeno Filip não descolou o olhar da janela a contemplar este destino tropical visto de cima.
A viagem à República Dominicana da Little Travelers Family é um exemplo perfeito de como é possível desfrutar de momentos inesquecíveis em família, mesmo em destinos exóticos e longínquos. Ricardo e Slobodanka demonstram que as grandes viagens não acabam quando se tem filhos. Uma verdadeira inspiração!
A Little Travelers Family quer incentivar outras famílias a explorar o mundo, ao partilhar as suas experiências com outros pais nas redes sociais, com muitas dicas e sugestões.
Podem seguir as suas aventuras no Instagram e Facebook.

 

Imagem inserida no corpo do post

 

Imagem inserida no corpo do post

 

 

Imagem inserida no corpo do post

 

 

Imagem inserida no corpo do post

 

Imagem inserida no corpo do post

 

 

Imagem inserida no corpo do post

 

 

Imagem inserida no corpo do post

 

Imagem inserida no corpo do post