I Love Brides

A 1ª Gravidez

Antes ou Depois do Casamento?

Mudanças. Novidades. Emoções. Uma família é composta por estes três factores (e muitos mais!). Para além do grau de parentesco que une os membros familiares, uma família é um conjunto de pessoas que forma um lar e desenvolve valores morais e sociais que se perpetuam através de gerações.

Assim, o surgimento de uma nova geração marca o início de uma nova etapa para toda a família.

 

Imagem inserida no corpo do post

Vera e Domingos

 

A primeira gravidez é um momento único na vida, não só da futura mamã, mas do casal e dos familiares mais próximos.

O sonho de ser mãe (e pai!) está, muitas vezes, dependente, não só da estabilidade económica dos futuros pais, mas, também das decisões profissionais e dos projetos pessoais de cada um, assim como de diversos agentes sociais.

A questão da idade surge quase de forma automática quando o assunto é gravidez. No entanto, a verdade é que não existe um tempo certo e obrigatório para iniciar o aumento da família.

 

Nós sempre sonhamos ter filhos, não logo após o nosso casamento, mas mais tarde. Então, 5 anos depois do casamento, decidimos que era o momento certo. A partir dessa altura, sem pressas, quando chegasse o momento, seria bem-vindo.

– Vera e Domingos

 

Veja aqui o casamento da Vera e do Domingos!

 

Imagem inserida no corpo do post Imagem inserida no corpo do post
Vera e Domingos

 

Segundo os dados mais recentes, a idade com a qual os casais portugueses se tornam pais pela primeira vez tem vindo a aumentar ao longo dos anos. Se na década de 60, do século passado, a média de idades era de 25 anos, em 2019 as estatísticas confirmam uma subida dos anos de vida com a qual as mulheres são mães pela primeira vez: 30 anos é a média apontada pelo INE.

Outro dado bastante interessante é a quantidade de bebés que nasce antes de os pais dizerem “sim”.

 

Imagem inserida no corpo do post

Vera e Domingos

 

Comparando o registo temporal mencionado anteriormente, verifica-se um aumento do número de crianças que nasce fora do casamento. Se em 1960 o registo é de cerca de 20.000, em 2019 o número sobe para aproximadamente 49.000.

Desta forma, constata-se que a fórmula “namorar + casar + engravidar” não reflete a realidade do panorama nacional.

 

No momento em que soubemos que íamos ser pais foi um turbilhão de sentimentos que tomou conta das nossas cabeças. Uma alegria enorme, mas também alguma insegurança e ansiedade ao mesmo tempo.

– Vera e Domingos

 

Imagem inserida no corpo do post Imagem inserida no corpo do post
Vera e Domingos

 

Atualmente, são vários os casais que experienciam a vida a dois antes do casamento. A sociedade evoluiu e, hoje, ter filhos antes do casamento é um comportamento, mais do que aceite, natural.

O fator determinante é a vontade do casal, as suas expectativas e anseios.

 

Nós sempre idealizamos ter filhos após o casamento. Primeiro queríamos aproveitar o momento a dois e mais tarde ter filhos. Essa era a nossa ideia, no entanto, não quer dizer que seja a regra para todos os casais. Cada vez mais existem casais que preferem viver juntos e ter filhos antes de se casarem. Na nossa opinião o importante é que seja uma decisão comum dos pais.

– Vera e Domingos

 

A ideia de família está em constante desenvolvimento. Não existem regras obrigatórias ou limitações legais. O que verdadeiramente importa é que o casal esteja em sintonia no momento de tomar a decisão de ter filhos.

 

Imagem inserida no corpo do post

Vera e Domingos

 


Não ceder a pressões externas é fundamental. Cada casal tem o seu ritmo, o seu plano de vida. Enquanto para alguns o grande sonho é casar e só depois aumentar a família, para outros o percurso acontece de forma inversa.

 

Imagem inserida no corpo do post

Vera e Domingos

Na nossa família e amigos havia aquelas questões “Não acham que é altura de terem um filho?”. Apesar disso, sempre pensamos por nós e não nos deixamos influenciar por outras opiniões. Deixamos fluir com naturalidade.

– Vera e Domingos

 

O fundamental é respeitar as vontades e sonhos de cada um, sem pressões, sem fórmulas, apenas amor.

 

Não perca o nosso PODCAST Nº9 sobre o tema!