I Love Brides

I LOVE Blog

Conheça a opinião de vários profissionais do universo bridal e inspire-se!

Leão Creative - Apresentação

Prefácio: Como começaram as minhas Histórias
Maria Leão

Diretora Criativa da Leão Creative

A Leão Creative começou a partir da minha matéria-prima preferida: a Paixão.

Desde que me lembro que sinto uma enorme paixão pela biblioteca de casa dos meus avós! É daquelas grandes, de pé direito alto, com muitas estantes que, mais do que carregarem livros, carregam histórias!

Passei, e ainda passo, longas tardes a ouvir os meus avós, sempre velhinhos, sempre queridos, às vezes mais enérgicos, mas com tanto para partilhar comigo - factos antigos e novos da aldeia que se tornou vila, contos e lendas que ouviram, histórias e poemas de autores que admiram.

As memórias mais queridas, dos dias felizes da infância (andar de bicicleta junto ao rio, subir às árvores e não ter medo de cair, momentos de família em que cantávamos e fazíamos teatro todos juntos), foram passadas em casa dos meus avós!

Foi devido a esta paixão pelas histórias e pela expressão artística, emocional e sensorial, que me tornei, não só em artista e designer, mas, também, numa contadora de histórias.

Comecei por contar o orgulho que tinha na cultura material e na iconografia portuguesa, motivada pela saudade, enquanto estudei joalharia em Inglaterra, e através das coleções que expus em Londres e, mais tarde, em Shanghai. Desde essa altura, vejo em cada joia o poder de acrescentar uma representação física e intemporal a uma história já existente; a habilidade de marcar momentos, tornando cada joia num receptáculo de memórias, num veículo ou “pretexto” para novas histórias; e, também uma forma de enfatizar e espelhar a personalidade de cada pessoa que me encomenda uma peça exclusiva.

 

 

Depois, aventurei-me na criação da Leão Creative, na qual sempre construí narrativas visuais únicas, dando corpo à alma das histórias de amor de vários casais, através da combinação entre o design gráfico e a joalharia. A partir de cores, fontes manuscritas, ilustrações e alianças em ouro tive o prazer de transformar o dia de casamento desses casais em memórias fantásticas, capazes de emocionar e atravessar décadas.

Hoje em dia, também acompanho o sucesso e momentos especiais de empresas. Acredito que é essencial evidenciar os sentimentos de orgulho, confiança e contentamento que as entidades sentem ao ver a sua história espelhada nos eventos comemorativos, nos materiais e identidades visuais que crio, na Leão, para elas.

O que a Leão Creative faz é interpretar e ressignificar sentimentos, emoções e histórias num produto visual, físico ou digital.

O propósito da Leão Creative é o de palpabilizar o indizível, o de dar corpo a momentos e conquistas na forma de algo duradouro e eterno, que passará de geração em geração, (quem sabe) em tardes de histórias e cantorias, na biblioteca dos avós.