|
O Movimento Lixo Zero ganhou força com a consciencialização da necessidade urgente da adoção de um modo de vida mais sustentável e responsável, de modo a garantir que as gerações futuras também usufruam de uma cadeia produtiva farta. Para compreendermos o sentido do conceito “Lixo Zero” é preciso, primeiro, questionarmos o seguinte: o que é o lixo? A partir de que momento é que um utilitário perde a sua função e se torna passível de ser descartado? ‘Lixo’ é o nome que damos àquilo que já não pode servir mais como energia produtiva ao ser humano. Isso acontece quando misturamos aquilo que descartamos, inutilizando a matéria e desperdiçando energia produtiva. A composição do lixo é formada por materiais recicláveis, compostáveis e restos. Os materiais recicláveis são aqueles que podem voltar à cadeia produtiva, após um tratamento adequado. Os compostáveis são os materiais orgânicos, que podem gerar energia por meio da sua decomposição (transformando-se em adubos e fertilizantes). Os restos são os materiais que não possuem nenhuma forma de reutilização, sendo destinados aos aterros sanitários. Assim sendo, o que precisa de ser reduzido são os restos, a matéria que não pode ser reaproveitada de forma sustentável, seja pela contaminação (através da mistura dos materiais), ou pela natureza do próprio material. |
![]() |
O planeamento de um casamento sustentável deverá, então, considerar o descarte responsável de todos os materiais utilizados no evento. Após o evento, os materiais deverão ter um destino correto, reduzindo, ao máximo, a quantidade de restos, e garantindo a entrega dos materiais recicláveis e orgânicos aos órgãos e serviços competentes.
Os noivos Jankiel e Vanusa Maggioni adotaram a sustentabilidade na celebração do seu casamento. O casal realizou a separação e identificação do lixo, utilizou papel semente e reciclado nos materiais gráficos, enviou os resíduos orgânicos para a compostagem e, com isso, conseguiu que apenas 10% do lixo da festa tivesse como destinado o aterro. Todos os demais materiais foram reaproveitados de alguma forma (ou por meio da reciclagem, ou da compostagem).
|
Jess Soper Photography |
Jess Soper Photography |
Para os casais que querem repetir este feito, a dica da noiva é a seguinte: refletir sobre o que é tradicionalmente utilizado num casamento, em especial os materiais de uso único. Além dos descartáveis, é importante ficar atento e evitar os materiais que são considerados restos: fitas adesivas, papel químico, celofane, embalagens duplas, entre outros.
|
Jess Soper Photography |
Jess Soper Photography |
Um casamento sustentável é uma celebração com ainda mais amor, uma vez que marca, não apenas o início do núcleo familiar, mas, também, o princípio de uma vida social e ambientalmente responsável.
Natália de Azevedo
- Publicitária, mestre em Instituições e Políticas Públicas, consultora e auditora do Instituto Lixo Zero Brasil.