A beleza rural da região de Castelo Branco não deixa ninguém indiferente.
Conhecida como a “Capital da Beira Baixa”, a cidade de Castelo Branco guarda um valioso património cultural e arquitectónico que tem os seus inícios na Idade Média, como é o caso da Sé (ou Igreja Matriz de S. Miguel), cujos corredores conservam ainda vestígios do passado.
No entanto, nem tudo nesta cidade tem séculos de História. Exemplo disso mesmo é o Centro de Cultura Contemporânea que, através de exposições e conferências, não se inibe de apreciar e estimar aquilo que de melhor a modernidade tem para oferecer.
Para além disso, a cidade oferece inúmeros espaços verdes onde é possível desfrutar de momentos de repouso e de tranquilidade: o Parque da Cidade e o Jardim do Paço Episcopal são alguns dos exemplos.
Outra das localidades da região é Idanha-a-Nova. Aqui, atividades culturais, propostas pelo Centro Cultural Raiano, misturam-se com as ofertas lúdicas e de lazer do Parque Urbano Comendador João Martins, presenteando os visitantes com uma excelente variedade de animações.
As praias fluviais são outra das opções, garantindo frescura e vistas deslumbrantes.
No topo de Monsanto é possível descobrir a “aldeia mais portuguesa de Portugal”, assim como as ruínas de Idanha-a-Velha que transportam qualquer um até aos tempos áureos da civilização romana.
As Aldeias do Xisto, localizadas entre Castelo Branco e Coimbra, escondem fontes e nascentes de água cristalina, bem como um importante legado religioso.
Para os amantes da Natureza, o Parque Natural do Tejo Internacional e a Reserva Natural da Serra da Malcata são locais de paragem obrigatória. Já o Geopark Naturtejo da Meseta Meridional acrescenta, à sua vasta fauna e flora, 16 geomonumentos que privilegiam a observação de aves.
Na região de Castelo Branco, a memória do Passado e a espontaneidade do Presente garantem experiências únicas e inesquecíveis.