A região de Coimbra está repleta de História(s).
Aqui, narrativas de amor trágico, ruínas romanas e imponentes edifícios convergem e constroem uma região digna de ser contemplada e explorada.
É na cidade de Coimbra que se conserva a mais antiga universidade do país. Fundada em 1290 pelo Rei D. Dinis, o rei poeta, a Universidade é, ainda hoje, um espaço onde arquitectura e arte são exaltadas: a Sala dos Capelos, a Capela de São Miguel e a Biblioteca Joanina são alguns dos exemplos do seu prestígio.
Ao percorrer Coimbra, depressa nos apercebemos do seu precioso legado histórico e cultural. Desde as ruas estreitas, que contrastam com a grandiosidade da Sé Nova e da Sé Velha, até ao Mosteiro de Santa Cruz, com os túmulos dos dois primeiros reis de Portugal, tudo em Coimbra nos transporta para um outro tempo.
A variedade de espaços verdes é outra das particularidades da região.
Jardins românticos, como o Jardim da Quinta das Lágrimas (que guarda a conhecida história de amor de D. Pedro I e Inês de Castro) e o Jardim da Sereia, aliam-se à xistosa Serra do Açor e à Mata do Buçaco, compondo um quadro paisagístico notável.
Castelos medievais recheados de mistério, como o Castelo de Montemor-o-Velho e o Castelo da Lousã, assim como as pitorescas Aldeias do Xisto, oferecem um ambiente rústico e único.
No litoral da região, a Figueira da Foz (ou se preferir, a “Rainha da Costa de Prata”), encanta qualquer um com as suas extensas praias e sofisticados hotéis.
Visitar Coimbra é visitar uma intemporal história de amor.