A Tailândia Central é uma região de vastas planícies e de grandes áreas de cultivo, nomeadamente de arroz.
O Rio Chao Phraya (o maior rio do país) dá à Tailândia Central uma fauna e flora únicas.
Bangkok é o expoente máximo do pensamento cosmopolista. Esta cidade frenética conjuga Modernidade e Passado de uma forma única. Desde o comércio de luxo, até ao artesanato tradicional, em Bangkok as atrações não têm fim.
A cidade de Ayutthaya (declarada, em 1991, Património Mundial da UNESCO) é outras das cidades que compõem a Tailândia Central. Fundada no século XIV, Ayutthaya foi capital do Reino durante mais de quatrocentos anos e chegou a ser a mais imponente cidade do Oriente.
Kanchanaburi é um dos destinos mais populares desta região. O exotismo das paisagens e dos monumentos fascinam todos aqueles que visitam o território. Esta cidade é, também, o local onde foi construída, pelos prisioneiros de guerra aliados e asiáticos (durante a ocupação japonesa, na Segunda Guerra Mundial), a Ponte do Rio Kwai. Esta ponte ficou imortalizada num dos maiores clássicos do cinema (vencedor de sete Óscares!) – o filme “A Ponte do Rio Kwai”.
Já Prachuap Khiri Khan, uma estreita província do litoral, é principalmente conhecida pela mais antiga estância balnear do país, Hua Hin. Atualmente, esta sub-região oferece alojamento de luxo e várias áreas protegidas.
O Parque Nacional Kaeng Krachan (o maior parque protegido da Taiândia), em Phetchaburi, presenteia visitantes e locais com uma beleza natural singular.
A Tailândia Central é, realmente, o centro (ou, se preferir, o coração) deste Reino Asiático.