I LOVE Brides
Av. D. Afonso Henriques, 1196 4450-012 Matosinhos Matosinhos, Portugal
+351 229 382 265 info@ilovebrides.pt I Love Brides 338286788 2016
Matosinhos
https://ilovebrides.pt/uploads/seo/big_1476887637_7828_logo-ilovebrides.jpg
10 2
514125713

I Love Blog

A melhor e a mais atualizada informação sobre o universo do casamento.

Cortejo Nupcial

Como coordenar a entrada e saída do local da celebração

31 | maio | 2016

O planeamento de uma cerimônia de casamento  inclui o ritual da entrada no local da celebração, seja ou não religiosa, que segue alguns critérios.

Ainda que sejam mais ou menos conhecidos pela generalidade dos noivos indicamos alguns dos pontos mais importantes

Habitualmente a entrada do cortejo é efetuada pelo corredor central  do local deixando cada um dos lados para o noivo, lado direito, e para a noiva, lado esquerdo.

Os convidados tomam o seu lugar de acordo com o autor do convite.

O Noivo

Com o corredor livre o noivo entrará no local de braço dado com a sua mãe, situada ao seu lado esquerdo.

Mãe da Noiva e Pai do Noivo

Devem aguardar que o corredor fique livre e entrar de braço dado colocando-se a mãe da noiva à esquerda do pai do noivo.

Padrinhos

Primeiro entra o casal de padrinhos do noivo e depois o da noiva, no caso de existirem mais do que um casal de padrinhos deverão entrar alternadamente, primeiro um casal de padrinhos do noivo, depois um casal de padrinhos da noiva e assim sucessivamente até ao ultimo casal de padrinhos da noiva.

Os casais de padrinhos entram com a madrinha, de braço dado, à esquerda do padrinho.

Sugerimos manter uma distancia de aproximadamente um quarto do percurso entre cada casal.

Damas e meninos das alianças

Aconselhamos a sua entrada depois do corredor estar livre e antes da noiva, desta forma podem ser acompanhados por uma musica mais ligeira e fazer uma entrada mais descontraída.

O acesso ao corredor é então fechado no caso dos templos e fica vazio nos espaços de cerimónia civil e só voltarão a abrir para a entrada da noiva.

Caso desejem que a sua entrada seja no momento da noiva, estes devem seguir ao ritmo da noiva e aproximadamente um terço do percurso adiantados em relação a esta.

A Noiva

O corredor abre (porta no caso dos templos, acesso na cerimónia civil), e entra a noiva de braço dado com o seu pai, do lado direito deste e acompanhada pela música escolhida.

O altar 

Enquanto a noiva se dirige ao altar o noivo e a sua mãe posicionam-se no lado direito do altar, o pai do noivo e a mãe da noiva colocam-se à esquerda.

O noivo recebe a noiva, cumprimenta o pai da noiva que por sua vez se dirige ao pai do noivo, cumprimenta-o e ocupa o seu lugar entre a noiva e a mãe da noiva. O pai do noivo depois de ser cumprimentado pelo pai da noiva dirige-se ao lado direito e coloca-se entre a mãe do noivo e a primeira madrinha do noivo.

Os padrinhos devem estar do lado correspondente e alternadamente madrinha e padrinho.

Saida do cortejo

Após a celebração os noivos devem sair de braço dado, com a noiva à direita do noivo, seguidos das damas e meninos das alianças, pais da noiva, pais do noivo, padrinhos do noivo, padrinhos da noiva e convidados.

Acontece frequentemente que os noivos ficam em sessão fotográfica e a cumprir as formalidades de assinaturas em conjunto com os padrinhos e pais enquanto os convidados abandonam o local da cerimónia, nesse caso, deve ser respeitada a ordem de saída atrás mencionada exceto os noivos que serão preferencialmente os últimos.

O mais importante é lembrarem-se que este dia não se repetirá e é de festa, por isso, hajam e reajam naturalmente, desfrutem do momento e...
SEJAM FELIZES !!