I LOVE Brides
Av. D. Afonso Henriques, 1196 4450-012 Matosinhos Matosinhos, Portugal
+351 229 382 265 info@ilovebrides.pt I Love Brides 338286788 2016
Matosinhos
https://ilovebrides.pt/uploads/seo/big_1476887637_7828_logo-ilovebrides.jpg
10 2
514125713

I Love Blog

A melhor e a mais atualizada informação sobre o universo do casamento.
Rui Mota Pinto

Wedding Tailor & Planner

Ter ou não ter Wedding Planner!

Será mesmo uma questão necessária?

10 | abril | 2017
ilovebrides.pt wedding planner rui mota pinto
Foto: Pedro Bento
“O nosso orçamento não permite ter um Wedding Planner”
“Não precisamos de um Wedding Planner "
“O espaço que escolhemos já tem um Wedding Planner”
“A minha mãe / melhor amiga está a ajudar nos a organizar tudo"

Estas serão talvez as frases que mais vezes oiço de casais que estão a organizar o seu casamento.
E se ter alguém de família ou amigo a ajudar na organização pode ser muito divertido e fazer até todo o sentido para que esta “jornada” seja mais intima e emotiva, não fará sentido sem apoio profissional e as 3 primeiras afirmações não são normalmente verdadeiras.

Contar com o organizador de casamentos do espaço assumindo que ele é um Wedding Planner será talvez o maior erro dos casais actualmente.
Facilmente perceberão a diferença entre estes 2 profissionais colocando estas simples questões ao organizador do espaço:

1. Irá acompanhar-nos ao longo do processo nas reuniões com os fornecedores e provas de vestido, fato do noivo e bolo por exemplo ou criará os nossos convites e o conceito do casamento?
2. Fará toda a gestão do orçamento?
3. Negociará com todos os fornecedores e analisará todos os contratos?
4. Pesquisará fornecedores para todos os serviços que necessitamos e coordenará tudo com eles durante todo o tempo mesmo nos processos não directamente ligados com o espaço?
5. Tratará de toda a burocracia e licenciamentos?

Por outro lado resumir a ajuda no planeamento de um casamento e de todas as suas envolventes somente com amigos e família criará 2 problemas com os quais o casal terá dificuldade em lidar:

1. No dia do casamento esses amigos ou familiares não vão aproveitar o dia para poderem organizar tudo;
2. Irão ao longo do processo influenciar os noivos com opiniões pessoais, muitas vezes excluindo informações úteis e precisas e esquecendo se de fazer uma análise fria e independente, levando muitas vezes os noivos a escolhas erradas apesar de bem intencionadas.

Estabelecer prioridades, definir um caminho preciso tendo como base informações reais, úteis e profissionais será indispensável para conseguirem cumprir o orçamento. Mesmo tendo inicialmente um esboço básico é importante estabelecer objectivos e prioridades de gastos para que o orçamento não se torne descontrolado.
A menos que não exista qualquer tipo de limite no vosso orçamento terem alguém profissional a guiar vos neste processo é essencial.

Pesquisar, analisar, negociar e reservar os fornecedores é grande parte do planeamento do casamento.
Embora seja uma parte importante, é de longe a parte mais fácil para um Wedding Planner especialmente se os noivos definirem o seu orçamento.
Os Wedding Planners tornam esta parte fácil para casal , referindo fornecedores profissionais, analisando seus contratos, encontrando o fornecedor adequado ao conceito do casamento e ao vosso orçamento e coordenando todos os detalhes com esses fornecedores.
A forma como um Wedding Planner negoceia estes fornecedores pode ser também um trunfo importante quer no orçamento, conseguindo descontos e condições especiais quer também criando condições para que com todas as mais valias que consegue para o casal com os vários fornecedores acabar por ver o seu serviço como que “pago por ele próprio”.

No fundo o casal acaba por contratar um profissional que será uma mais valia de valor inestimável, pagando esse mesmo serviço com todas as mais valias que o serviço em si consegue
para os noivos.
È talvez o investimento mais coerente, seguro e de maior retorno que existe num casamento.

Talvez muitas das coisas que um Wedding Planner faz o casal poderia fazer se tivesse o tempo para localizar, pesquisar, comparar preços, verificar referências, e reunir com os fornecedores uma e outra vez.
Se juntarmos ao tempo o custo que tudo isto significa, facilmente começamos a perceber que não fará tanto sentido assim perguntar mos “Ter ou Não ter um Wedding Planner?”

A parte complicada vem quando é preciso combinar todas as peças de uma máquina que tem deestar oleada na perfeição.
Num casamento típico, somente nos sete dias que antecedem o casamento um Wedding Planner enviará centenas emails, fará dezenas telefonemas por dia e dos seus dedos sairão várias centenas de mensagens de texto. Reunirá dezenas de vezes com o seu staff e fornecedores e passará horas intermináveis no teclado de um computador a idealizar o timeline perfeito e a garantir que todos estão coordenados no vosso dia com vista a que tudo seja perfeito.
Isto pode ser stressante quer para o casal quer para o tal amigo ou familiar, mas para um Wedding Planner faz parte do seu dia a dia e da sua profissão.

Continuará a fazer sentido a tal questão: Ter ou Não Ter um Wedding Planner?

Um dos erros mais comuns dos casais no seu casamento é não contratar um profissional experiente, respeitável, certificado e com excelentes referências no mercado.

É certo que nem sempre o orçamento permite ter todos os profissionais que gostariam, mas o meu conselho será listarem por categoria esses profissionais e serviços e dar prioridade aos que sabem que terão mais importância e maior contributo para que o dia seja de facto inesquecível.
Existir alguém no comando, que vos possa guiar nessas escolhas, que seja um ponto de contacto para todos os fornecedores e que encerre em si todo o planeamento e coordenação de todos os detalhes é essencial para que todos os fornecedores saibam o que fazer, quando fazer e em que condições fazer.

Pensar que este trabalho pode ser feito pelos próprios noivos é esquecer o mais essencial de tudo num casamento:
Este é o dia que devem estar totalmente focados em desfrutar do vosso dia e de tudo o que planearam viver com todos os amigos e familiares, não se preocupando com telefonemas de fornecedores ou tentando descobrir como obter energia para ligar o sistema de som.

Uma coisa tenho a certeza após todos estes anos de carreira, a grande maioria dos fornecedores sérios e profissionais de casamento vai fazer os impossíveis para fazer do seu dia algo especial e inesquecível e fará tudo o que puder para vos ajudar com toda a paixão e dedicação.
No entanto, essa dedicação resumir se á área de especialização de cada um deles e nenhum irá assumir um papel que não é o dele nem para o qual não está preparado.
Esse papel indispensável para que de facto tudo seja perfeito é o papel de um Wedding Planner.

No final, conseguir o apoio e ajuda da vossa família e amigos, juntando a isso o saber de um profissional que vos possa ajudar a planear, coordenar, organizar e gerir todo o processo fará toda a diferença para terem um casamento único e memorável.

Fará ainda sentido o título que escolhi para esta crónica?

A resposta deixo para a próxima crónica onde darei alguns conselhos para a escolha do Vosso Wedding Planner perfeito!
ilovebrides.pt wedding planner rui mota pinto
Foto: Lugares e Momentos
ilovebrides.pt wedding planner rui mota pinto
Foto NJ Mattos Photography
ilovebrides.pt wedding planner rui mota pinto
Foto: NJ Mattos Photography
ilovebrides.pt wedding planner rui mota pinto
Foto: NJ Mattos Photography
ilovebrides.pt wedding planner rui mota pinto
Foto: Lugares e Momentos
ilovebrides.pt wedding planner rui mota pinto
Foto: Nuno Palha Wedding
ilovebrides.pt wedding planner rui mota pinto
Foto: Tiago Valente

I Love Blog

A melhor e a mais atualizada informação sobre o universo do casamento.
Micaela Oliveira
Dicas e Tendências Noiva
Desenhando Sonhos
Os Contornos da Felicidade
Nuno Gama
Dicas e Tendências Noivo
Dandynoivo
Raquel Guimarães
Dicas e Tendências Noiva
A inteligência vestimentar nos casamentos
Dress and Impress Never More, Never Less
Paula Lage
Cabelos
"Apanhe" as tendências e diga SIM!
Ao AMOR com muito mais beleza...
Ana Bravo
Nutrição
Nutrição com Coração
Maria João
Organização Integral
Apresentação
Isabel Guimarães
Os Signos
Compatibilidade entre signos
Sonâncias, dissonâncias e tendências genéricas
Solange Hilário
Dicas e Tendências Noiva
Golden Brides
My golden dress
Rui Mota Pinto
Organização Integral
Dream your wedding...
... and make it happen.
Rodolfo Macartney
Setor Nupcial
O Mundo Digital