TIPO O
As pessoas que possuem sangue tipo O são carnívoros, têm aparelho digestivo forte, sistema imunológico superativo, dão-se bem com exercícios físicos intensos e precisam de proteína animal. O corpo do tipo O, metaboliza as proteínas e as gorduras em cetose (uma condição em que o metabolismo do corpo fica alterado), que é usada no lugar do açúcar na tentativa de manter os níveis de glicose estáveis, porém, o sucesso das dietas, para quem possui sangue O, depende do uso de carnes magras. Essas pessoas não digerem bem os laticínios e os grãos e devem evitá-los. Certos feijões e legumes, especialmente lentilha e feijão roxinho, contêm lecitina que se deposita nos tecidos musculares, tornando-os mais alcalinos; permanecem mais magras e mais saudáveis num estado de leve acidez metabólica, nesse estado as calorias são utilizadas mais rapidamente.
As pessoas do tipo O são propensas aos problemas de tiroide e, consequentemente, ao baixo nível dos hormônios tiroidianos (tiroxina e trixodotironina que estimulam as reações oxidativas das células e regulam o metabolismo dos lipídios e dos carboidratos). O iodo estimula a tireoide e a normaliza. Algas e fucos são recomendados, assim como os frutos do mar, óleos de peixe e sal iodado.
As pessoas do tipo O devem restringir o consumo diário de laticínios, pois seu metabolismo não é preparado para esses produtos. As alergias alimentares não são problemas digestivos e sim reações do sistema imunológico a certos alimentos; são intolerantes a adaptações dietéticas e ambientais. Podem ter propensão a problemas no cólon ou intestino, dores na parte baixa das costas, bronquite asma e artrites. Reagem melhor ao stresse com intensa atividade física. Requerem um metabolismo eficiente para permanecer magro e vigoroso. Reagem fisicamente e diretamente nos seus músculos, por isso, os exercícios físicos intensos podem ser o melhor remédio para tudo, ajuda a autoestima, o equilíbrio emocional, a manter o peso e torna o tecido muscular mais ácido, intensificando a queima de gordura.
Os tomates, em especial, são benéficos porque mantêm o sangue levemente ácido, ideal para os do sangue O, assim como o abacaxi, pois se tornam neutros no seu organismo, mas devem evitar melões, coco e tangerinas.
As pessoas de sangue O possuem uma memória genética de força, resistência, autoconfiança, intuição, ousadia e otimismo e possuem um alto senso de preservação. Herdaram dos ancestrais os impulsos para ter sucesso e as qualidades de liderança, força e poder combinadas com boa saúde e otimismo.
Perda de peso: carne vermelha, espinafre, brócolos, fígado, frutos do mar, algas. Aumento de peso: glúten de trigo, grãos em geral, milho, feijões, repolho, couve-flor, folhas de mostarda. Nocivos: leite e derivados, café, vinagres, ketchup, picles, refrigerantes, bebidas destiladas.
|