I Love Brides

Cronista: Isabel Guimarães - Imagem de Destaque

Isabel Guimarães

Astróloga


Astrologia Médica

Os elementos e Tipos Sanguíneos

A saúde é descrita como o equilíbrio ou temperamento dos quatro elementos no sangue que permite que a Força Vital flua livremente através do corpo;

  • Sangue tipo A, em que as hemácias possuem antígeno A em sua superfície e produzem anticorpos anti-B;

  • Sangue tipo B, em que as hemácias possuem antígeno B em sua superfície e produzem anticorpos anti-A;

  • Sangue tipo AB, em que as hemácias possuem os dois tipos de antígeno em sua superfície;

  • Sangue tipo O, em que as hemácias não possuem antígenos, havendo produção de antígenos anti-A e anti-B.

Fogo: a deficiência do elemento fogo prejudica a Vesícula biliar e o fígado. Pessoas sem esse elemento no mapa natal geralmente tem um metabolismo lento, demoram para processar os alimentos. O fogo também é o princípio quente e energizante do sistema circulatório. Manifesta-se nos olhos (Carneiro), no plexo solar (Leão) e na energia motora das ancas (Sagitário).

Ar: as pessoas com deficiências no signo de ar geralmente têm dificuldade na respiração o que pode prejudicar também a circulação, já que a oxigenação do sangue é muito importante para a circulação. A corrente de ar está intimamente ligada com a perceção e a expressão, ativa os pulmões e a inteligência, que pode ser expressada pelas mãos (Gêmeos), da área dos rins (Balança) e carrega eletricamente a área dos tornozelos (Aquário).

Terra: as pessoas com deficiência deste elemento, geralmente, não têm resistência nervosa e a descarga de adrenalina pode provocar extremo cansaço físico. O elemento Terra refere-se à matéria grossa do corpo, à força física e à assimilação e eliminação da matéria necessária para a manutenção do corpo físico (Capricórnio rege os ossos, os dentes e a pele; Touro está associado com as formas tangíveis de todas as coisas terrenas; e Virgem está associada com os intestinos, eliminação)

Água: são pessoas propensas a grande agitação física, não conseguem relaxar e, por isso, têm muita insônia. A água é o princípio calmante, curativo e nutritivo, que se expressa por meio de todas as glândulas de secreção e das membranas mucosas (Caranguejo rege os seios, Escorpião os órgãos genitais e Peixes o sistema linfático).

TIPO O

As pessoas que possuem sangue tipo O são carnívoros, têm aparelho digestivo forte, sistema imunológico superativo, dão-se bem com exercícios físicos intensos e precisam de proteína animal. O corpo do tipo O, metaboliza as proteínas e as gorduras em cetose (uma condição em que o metabolismo do corpo fica alterado), que é usada no lugar do açúcar na tentativa de manter os níveis de glicose estáveis, porém, o sucesso das dietas, para quem possui sangue O, depende do uso de carnes magras. Essas pessoas não digerem bem os laticínios e os grãos e devem evitá-los. Certos feijões e legumes, especialmente lentilha e feijão roxinho, contêm lecitina que se deposita nos tecidos musculares, tornando-os mais alcalinos; permanecem mais magras e mais saudáveis num estado de leve acidez metabólica, nesse estado as calorias são utilizadas mais rapidamente.

As pessoas do tipo O são propensas aos problemas de tiroide e, consequentemente, ao baixo nível dos hormônios tiroidianos (tiroxina e trixodotironina que estimulam as reações oxidativas das células e regulam o metabolismo dos lipídios e dos carboidratos). O iodo estimula a tireoide e a normaliza. Algas e fucos são recomendados, assim como os frutos do mar, óleos de peixe e sal iodado.

As pessoas do tipo O devem restringir o consumo diário de laticínios, pois seu metabolismo não é preparado para esses produtos. As alergias alimentares não são problemas digestivos e sim reações do sistema imunológico a certos alimentos; são intolerantes a adaptações dietéticas e ambientais. Podem ter propensão a problemas no cólon ou intestino, dores na parte baixa das costas, bronquite asma e artrites. Reagem melhor ao stresse com intensa atividade física. Requerem um metabolismo eficiente para permanecer magro e vigoroso. Reagem fisicamente e diretamente nos seus músculos, por isso, os exercícios físicos intensos podem ser o melhor remédio para tudo, ajuda a autoestima, o equilíbrio emocional, a manter o peso e torna o tecido muscular mais ácido, intensificando a queima de gordura.

Os tomates, em especial, são benéficos porque mantêm o sangue levemente ácido, ideal para os do sangue O, assim como o abacaxi, pois se tornam neutros no seu organismo, mas devem evitar melões, coco e tangerinas.

As pessoas de sangue O possuem uma memória genética de força, resistência, autoconfiança, intuição, ousadia e otimismo e possuem um alto senso de preservação. Herdaram dos ancestrais os impulsos para ter sucesso e as qualidades de liderança, força e poder combinadas com boa saúde e otimismo.

Perda de peso: carne vermelha, espinafre, brócolos, fígado, frutos do mar, algas.
Aumento de peso: glúten de trigo, grãos em geral, milho, feijões, repolho, couve-flor, folhas de mostarda.
Nocivos: leite e derivados, café, vinagres, ketchup, picles, refrigerantes, bebidas destiladas.

TIPO A

Os do tipo A foram os primeiros vegetarianos. Geralmente têm aparelho digestivo e sistema imunológico extremamente sensíveis, mas também tolerantes. São biologicamente propensos a diabetes, cancro e doenças do coração e reagem melhor ao stress com atividades relaxantes. Cada tipo de sangue tem um modo instintivo geneticamente programado de superar o stress. As pessoas tipo A manifestam-se com irritabilidade, ansiedade e hiperatividade e, quando o stress atinge seu sistema imunológico, se torna mais fraco, o sistema nervoso enfraquece e os anticorpos protetores não conseguem lutar contra as infeções e as doenças oportunistas. Os exercícios leves e que acalmam, como a Yoga, o Tai-Chi-Chuan, a natação e a arte do silêncio, podem ser extremamente benéficas para eles. Possuem uma personalidade que se adapta bem aos ambientes urbanos e, geralmente, são sedentários. Bom autocontrolo, com capacidade de cooperação, honestos, disciplinadores e cumpridores da lei, mas rejeitam instintivamente o estilo ferozmente competitivo da liderança, natural dos de sangue tipo O. E quando atingem postos de liderança, sob stress ou tensão, podem colocar tudo a perder, tomando-se ansiosos e levando tudo para o terreno pessoal. Conseguem perder peso rapidamente se eliminarem as toxinas do seu organismo, deverão consumir o mínimo de carne para isso. Quando os indivíduos tipo A consomem muita carne, sentem-se indolentes e menos energizados que quando comem proteínas vegetais. Seu organismo processa lentamente alimentos pesados e geralmente retém muito líquido no corpo. Armazenam a carne ingerida como gordura e têm baixo nível de acidez estomacal. Devem permanecer distantes das carnes processadas, presuntos, salsichas e frios, pois elas contêm nitritos, que podem provocar cancro de estômago em pessoas de baixo nível de acidez estomacal.

Os grãos integrais são benéficos, mas o trigo deve ser ingerido cuidadosamente, porque acidifica o sangue tipo A. É bom lembrar que o trigo é alcalino nos organismos tipo O.

Se a pessoa produz muito muco, devido a constantes infeções ou asma, deve ter cuidado com o consumo deste cereal, uma vez que ele aumenta a produção de muco. Deve também evitar tomates, azeitonas e pimentas.

Perda de peso: óleos vegetais, soja, verduras, abacaxi.
Aumento de peso: carne, laticínios, feijões e trigo.
Nocivos: bacon, carne de boi, camarão, óleo de milho, castanha de caju, farinha branca, pimentão, repolho.

TIPO B

O tipo B é o mais equilibrado dos tipos sanguíneos, tem o sistema imunológico forte e o sistema digestivo tolerante. É o consumidor de laticínios. Reage melhor ao stress com criatividade e precisa do equilíbrio entre atividades físicas e mentais para permanecer forte.

Os resistentes e alertas indivíduos do tipo B são capazes de superar as mais graves doenças, como cancro e doenças do coração, porém são muito vulneráveis às disfunções raras do sistema imunológico, como síndrome da fadiga crônica, AIDS, lúpus e esclerose múltipla. Parece existir uma relação entre o stress, distúrbios autoimunes e a carne vermelha para os do tipo B (a carne de frango também não é saudável para esses indivíduos, o frango contém uma lecitina aglutinante do sangue nos do tipo B no seu tecido muscular). Essas pessoas podem trocar essas carnes pelas benéficas carnes de carneiro, cordeiro ou coelho, evitando ainda as carnes de porco, de pato e de codorna.

Podem comer, no entanto, peixes à vontade, especialmente peixes de alto mar como bacalhau e o salmão que são ricos em óleos nutritivos, dão-se bem também com as carnes brancas dos linguados e dos pleuronectas (peixes chatos e assimétricos). Devem, porém, evitar mariscos, caranguejos, lagostas, camarões, pois contém lecitinas nocivas ao organismo tipo B. Podem ingerir livremente os laticínios, iogurtes, coalhadas, leites, queijos de vários tipos e que são bem apreciados por eles. Esses indivíduos dão-se bem com exercícios que não sejam nem muito intensos aerobicamente, nem voltados apenas para o relaxamento como os do tipo A. O ideal é equilibrar com atividades moderadas e que envolvam outras pessoas. Os de sangue B são flexíveis e criativos, relacionam-se facilmente com os mais diferentes tipos de personalidade, porque têm natureza harmoniosa e menos inclinação para o desafio, como os de sangue tipo O. Os orientais se compõem, na sua maioria, de sangue tipo B e a Medicina Chinesa dá ênfase ao equilíbrio entre o estado fisiológico e o emocional e, em função disso, harmonia pode ser o verdadeiro remédio para eles.

Perda de peso: verduras, carne, ovo, fígado.
Aumento de peso: milho, lentilha, trigo, amendoim, semente de gergelim, óleo de milho.
Nocivos: frango, camarão, trigo.

TIPO AB

O tipo sanguíneo AB é o mais novo de todos e também o mais raro. Biologicamente complexo, o sangue AB tem menos de mil anos de existência, o que faz com que o indivíduo que possui esse tipo de sangue tenha dificuldade de adaptação alimentar. Praticamente todos os alimentos que são contraindicados para os tipos A e B, serão também prejudiciais ao tipo AB.

O sal marinho e as algas devem ser usados no lugar do sal industrial, pois são altamente benéficos para o coração e para todo sistema imunológico do tipo AB. Como geralmente esses indivíduos possuem pouca resistência estomacal, evitam as laranjas e as frutas ácidas o que geralmente acarreta deficiência de vitamina C no organismo. O baixo nível de acidez estomacal também pode provocar o câncer de estômago os do tipo AB se beneficiam através da ingestão da vitamina C. Devem evitar os nitritos (carnes defumadas, frios e salsichas), porque possuem potencial cancerígeno para quem tem baixo nível estomacal. Seu sistema imunológico é baixo e devem sempre estar atentos à baixa no seu nível metabólico.

Esse tipo de sangue pode reverter com relaxamento aos efeitos negativos do stress (o stress em si não é um problema, o modo como as pessoas reagem a ele é que pode ser um problema) e as pessoas do tipo AB herdaram o mesmo padrão de stress das do tipo A. Na primeira fase do stress, elas reagem como se tivessem um alarme, a adrenalina se produz facilmente, provocando ansiedade, irritabilidade e hiperatividade, quando esses sinais atingem seu sistema imunológico ele se torna mais fraco para combater infecções e bactérias. As técnicas de relaxamento e meditação como Tai-Chi, Yoga e outras são extremamente benéficas, pois eles não reagem bem a confrontação contínua e precisam da arte do silêncio para estarem em equilíbrio.

A personalidade desse tipo sanguíneo é uma fusão do sensível e frágil tipo A e o mais equilibrado e centrado tipo B. O que dá uma natureza um tanto excêntrica, que aceita todos os aspectos da vida sem estar particularmente consciente das consequências. Muito centrado nele mesmo, precisa se sentir querido de uma maneira especial, caso contrário se sente rejeitado. Por outro lado, esse tipo sanguíneo produz um dos mais carismáticos, cativantes e interessantes tipos de personalidade.

Perda de peso: frutos do mar, laticínios, verdura, algas, abacaxi.
Aumento de peso: carne vermelha, feijões, sementes, milho, trigo.
Nocivos: camarão, polvo, leite integral, manteiga, creme de leite, óleo de milho e girassol, avelã, gergelim, cereal de milho, abacate, pimentão.

Imagem inserida no corpo do post

Os temperamentos

Na doença, esse temperamento é perdido, fazendo com que um tipo particular predomine sobre os outros. A característica é identificada pelos sintomas produzidos, ou seja, quente ou frio, seco ou húmido.
Esses sintomas são refletidos na natureza de Mercúrio, conforme descrito por Lilly:
'Nós não podemos chamá-lo nem masculino nem feminino…, pois se em conjunto com um planeta masculino, ele se torna masculino, se com um feminino, então feminino; … Com o bem ele é bom, com o mal ele é o mal dos planetas. (CA., p.77)
Isso faz sentido quando é lembrado que Mercúrio simboliza Éter, a quintessência dos quatro elementos: Terra, Água, Ar e Fogo. O éter não possui qualidades próprias, mas ao incorporar os outros elementos contém todas as qualidades quentes, frias, secas e húmidas na sua natureza.
Portanto, se Mercúrio une um planeta masculino como Marte, a natureza quente e seca deste último traz características masculinas e ardentes na expressão de Mercúrio, ao passo que se unir um planeta feminino como Vênus, a natureza fria e húmida deste último traz características aquosas e femininas.

Julgamento Astrológico de Doenças , 1651, Ch.9.
Tratado Prático de Astrologia Médica de Théo Montéra
Lilly, Christian Astrology , 1647 p. 282.
Curso de Astroloiga Médica da Faces Isabel Guimarães