I Love Brides

6 Perguntas à Ourivesaria Tavares

Tudo o que precisa saber sobre anéis de noivado!

Símbolo de amor e de compromisso, o anel de noivado tem mais de 500 anos de história.

Com o passar do tempo, as regras e tradições alteraram-se. O mercado da ourivesaria evoluiu e apresenta, hoje, várias propostas de anéis de noivado, de forma a satisfazer os gostos cada vez mais diversificados e exigentes daqueles que não têm medo de dizer “sim” perante o olhar atento do mundo.

A I LOVE Brides falou com Carlos Tavares, um dos proprietários da Ourivesaria Tavares, uma empresa que é, há várias décadas, uma referência incontornável no universo da ourivesaria nacional.

 

 

6 Perguntas à Ourivesaria Tavares

 

1) O anel de noivado é um símbolo importante de um momento marcante na vida do casal. Fale-nos um pouco sobre a tradição e história da cerimónia de noivado.

RESPOSTA: Sem dúvida que o anel de noivado é um símbolo muito importante. É o primeiro ato oficial na vida de um casal e é uma tradição muito antiga.

Remonta ao tempo em que o Arquiduque Maximiliano colocou no dedo da sua amada um aro muito simples com um diamante. O diamante, na época, era uma pedra natural, mas muito rara (só acessível a alguns). Como todos sabemos, o diamante, para além da sua raridade é, também, sólido, duro. Assim, podemos concluir que Maximiliano queria, através deste anel, transmitir à sua noiva a vontade de construir, com ela, uma relação resistente a tudo e que perdurasse no tempo (uma vez que os diamantes são eternos). 

Antigamente, o anel de noivado era colocado no dedo anelar da mão esquerda porque acreditava-se que esse dedo tinha uma ligação, através de uma veia, com o coração. Essa tradição mantém-se até aos dias de hoje.

 

Maximiliano - Poder e Amor (mini-série co-produção MR Film, Beta Film, ORF e ZDF)

 

2) Qual é o tipo de anel de noivado mais procurado, atualmente?

RESPOSTA: O anel de noivado mais procurado continua a ser aquele que é tradicionalmente conhecido como “Solitário” (um diamante colocado em cima de um aro de ouro). No entanto, existem outros anéis de noivado bastante procurados, nomeadamente anéis próximos daqueles usados por figuras célebres, como rainhas, atrizes, modelos e líderes de opinião.

 

3) O anel de noivado deve assentar na perfeição. Que dica (s) pode dar aos noivos para não errarem no tamanho?

RESPOSTA: Da mesma forma que a noiva manda fazer um vestido à sua medida, também o anel deve ser feito em função da medida do dedo da noiva. Não sou a favor de se fazerem alterações nos tamanhos dos anéis expostos. O anel deve ser feito à medida do dedo da noiva. Sugiro que ofereça um anel de noivado em stock e que só depois (caso a resposta seja positiva) venha com a noiva tirar a medida exata do dedo para que se possa fazer um anel de raíz. Desta forma, evitam-se problemas futuros, como, por exemplo, a queda da pedra.

 

 

4) Para além do diamante, o rubi, a esmeralda e a safira são três pedras preciosas mais procuradas. Pode falar-nos um pouco sobre as suas características?

RESPOSTA: O rubi, a esmeralda e a safira são, sem dúvida, a seguir ao diamante, pedras preciosas muito procuradas.

Algumas pessoas notáveis optaram, mesmo, por estas pedras, no que diz respeito ao anel de noivado. O Príncipe Carlos, por exemplo, ofereceu à Princesa Diana um anel de noivado com uma safira azul (cravado com diamantes a toda a volta). Este anel é, hoje um bestseller. A cor predominante das safiras é o azul, mas existem em outras cores. A esmeralda e o rubi são pedras menos procuradas em Portugal, mas em outras partes do mundo o noivado é selado com estas pedras preciosas. Tal como o diamante, o rubi, a safira e a esmeralda, para além de serem raras, têm uma dureza muito grande.

 

5) Quais são as novas propostas do mercado de joalharia, relativamente aos anéis de noivado?

RESPOSTA: Existem, todos os anos, novas tendências e novas propostas de anéis de noivado. Isto tem a ver com aquilo que o mercado está a pedir, mas também com aquilo que os noivos procuram. Anéis bicolores e anéis inspirados no passado século XX (anos 50 e 60) são algumas das tendências. A utilização do ouro rosa é outra das propostas. É comum observar-se uma certa atualização de peças mais tradicionais. O “Solitário”, por exemplo, muitas vezes surge com lapidações diferentes, assim como com aros ligeiramente mais largos/estreitos, ou cravados com pequenos diamantes.

 

6) Dicas de limpeza para manter o anel de noivado em bom estado.

RESPOSTA: Acima de tudo, devemos de pensar que quando falamos de um anel de noivado, falamos de uma joia. Antes da limpeza, devemos pensar em manter o anel em perfeito estado de conservação. Uma joia deve ser usada com cuidado. Não deve estar sujeita a qualquer atividade profissional ou de lazer (por exemplo, aulas de ginásio, idas à praia/piscina) que possa pôr em causa a resistência do próprio anel e a segurança da cravação das pedras.

Em relação à limpeza, a dica que posso deixar é: na altura em que forem escolher a empresa que irá vender o anel de noivado, devem ter em conta se essa mesma empresa também apresenta esse serviço. O anel de noivado é um anel que irá ser usado durante muitos anos e a necessidade de o limpar e polir irá surgir.

Para uma limpeza menos profunda, em casa, nada mais simples do que lavar o anel com um pano molhado com água quente e um pequeno líquido/sabão desengordurante.

 

|  Fotografia: Momento Cativo  |  Vestido de Noiva: Jesus Peiro  |   Fato de Noivo: Prassa  |  Cabelo e Maquilhagem: Jenny Make Up Land  |  Toucado: Mary Love  |  Alianças e Joias: Ourivesaria Tavares  |  Casal: Cristina Ferreira e Tiago Ferreira  |