O litoral alentejano é um verdadeiro paraíso de sol e de mar.
Praias de areia branca e águas cristalinas fazem de Grândola o local ideal para banhos e mergulhos. O estuário do Sado e a Lagoa de Melides oferecem um património natural único, enquanto a restinga de Tróia esconde ruínas capazes de nos transportar até ao tempo do glorioso império romano.
Sines, apesar de pequeno, é um território onde o mar revela todos os seus segredos e jóias. Se a norte os extensos areais constroem espaço e liberdade, já a sul as pequenas praias, escondidas entre falésias, são um autêntico oásis.
Santiago do Cacém, decorado por laranjeiras e vestígios romanos, é um local de grande diversidade e valor paisagístico. As ruínas de Miróbriga e o Castelo Velho são dois dos pontos mais famosos da região.
Os moinhos de vento de Odemira, assim como as suas casas brancas junto ao rio Mira, desenham uma paisagem singular e cativante.
Em Alcácer do Sal, os vestígios arqueológicos encontrados remontam ao Neolítico. O esplendor desta cidade mantém-se, até hoje, intacto, através das suas igrejas e do seu peculiar castelo que conserva, no subsolo, um percurso labiríntico repleto de memórias e mistério.
No Alentejo Litoral, as suaves planícies e o sereno mar pintam um quadro amarelo e azul onde o Verão não tem fim.