Ao percorrer o Alentejo, sentido norte-sul, o verde depressa cede lugar ao tom amarelado que caracteriza a região.
Sol e calor percorrem quilómetros de extensa planura decorada por sobreiros e oliveiras seculares.
As casas térreas e brancas, com os seus pátios e jardins, confirmam a influência árabe no território.
Castelos e antas fazem parte do património arqueológico da região, fazendo, qualquer um, recuar até tempos mais antigos.
A cidade de Santarém, situada num planalto, oferece uma paisagem única sobre o Tejo que vale a pena contemplar. Marvão e Monsaraz conservam vilas misteriosas, muralhas medievais e edifícios históricos que sussurram histórias de reis e rainhas de outrora.
Também Évora, classificada Património Mundial pela UNESCO, guarda em si relíquias do passado. Nesta cidade, o destaque vai para o templo romano e para algumas das suas igrejas, como a de S. Francisco, com a peculiar Capela dos Ossos.
Santarém, Portalegre, Elvas e Beja são algumas das cidades que vale a pena visitar, sem esquecer a vila de Castelo de Vide, conhecida pela sua Judiaria.
O terreno plano facilita os passeios a pé ou de bicicleta e, até mesmo, a cavalo.
A barragem do Alqueva e a Rota Dark Sky conferem serenidade e harmonia à região, enquanto no Campo Branco de Castro Verde é possível observar várias espécies de aves.
No litoral, as praias selvagens conservam uma beleza agreste e inalterada pelo Homem, sendo, muitas delas, ideais para o surf.
Peixes, mariscos e ervas aromáticas, acompanhados por vinhos da região, compõem os pratos regionais e convidam os visitantes a fazerem uma pausa no Alentejo.