A região do Alto Alentejo é composta por relíquias romanas, fortificações medievais e, claro, paisagens amplas decoradas por olivais e searas.
Elvas, classificada Património Mundial pela Unesco, é uma cidade que, para além dos inúmeros edifícios militares (que remontam ao século XVII e XVIII) possui, também, uma singular arquitetura religiosa e civil.
Palacetes, igrejas e conventos transformam as ruas da cidade em autênticos museus onde os estilos Romântico, Gótico, Rococó, Manuelino e Barroco ganham forma e volume.
O imponente Aqueduto da Amoreira, com 843 arcos, assim como o grande conjunto de antas e muralhas de diversas épocas, transportam os visitantes até tempos de batalhas e conquistas.
Na Serra de São Mamede, Portalegre conserva monumentos únicos como, por exemplo, a Sé, ornamentada com painéis de azulejos e pinturas do século XVI e XVII.
A vila medieval de Marvão encanta qualquer um com o seu “rei dos castelos de montanha”, enquanto as suas pitorescas ruas revelam arcos góticos e janelas manuelinas que acrescentam arte ao granito local.
Outra das localidades a visitar é Castelo de Vide. Conhecida pela sua Judiaria, a vila conserva marcas da presença judaica na região, oferecendo um cenário cultural rico e diversificado.
Já a vila de Campo Maior distingue-se das restantes localidades graças às duas barragens que acrescentam frescura e vitalidade à região.
No Alto Alentejo, as ruínas do Passado constroem um palco de tranquilidade e paz difícil de resistir.