Impossível visitar a região Norte sem primeiro parar no Porto. Esta cidade granítica, para além de ser reconhecida pela UNESCO como cidade Património Mundial, é, também, a capital de um dos principais distritos de Portugal.
Igrejas e monumentos, como a Sé ou a Igreja de S. Francisco, conferem à cidade do Porto uma antiguidade única, enquanto edifícios como a Casa da Música e o Museu de Serralves oferecem uma contemporaneidade que impressiona o olhar de qualquer visitante.
O rio Douro, que atravessa toda a região, é o cenário perfeito para um passeio de barco, uma vez que proporciona uma boa visão das particularidades da paisagem nortenha onde, entre ravinas e montes, se cultivam os vinhos do Porto e do Douro que, mais tarde, seguem até às Caves de Gaia.
Montanhas e parques naturais conservam castelos dignos de serem vistos, como o de Guimarães, assim como santuários e igrejas que, no verão, se vestem a rigor para melhor receberem festas e romarias seculares.
Desde os solares, até às casas senhoriais, tudo no Norte convida a entrar.
A arte barroca, presente em grande parte dos monumentos, é, ainda hoje, objecto de grande fascínio.
A autenticidade é outro dos traços característicos do Norte. Cidades como Braga, Viana do Castelo, Chaves, Lamego ou Vila Real são o retrato de um país não só rico em sabores, mas também em calor humano.
No Norte a rusticidade mistura-se com a delicadeza do verde e envolve-nos numa atmosfera de tranquilidade; no Norte a harmonia com a natureza é uma constante.