7 motivos para dizer “sim” em Portugal:
Portugal é um país de palavras ditas com paixão. Neste canto da Europa nasceram poemas e caravelas que, ainda hoje, alcançam os quatro cantos do mundo.
Aqui, o romance apresenta-se sob a forma de edifícios que falam de perdas e de conquistas, enquanto a natureza proclama espaço e liberdade.
Dizer “sim” em Portugal é incluir a sua história na História de um país que, apesar de pequeno, sobressai em qualquer mapa.
Clima - Uma luz especial
Em Portugal, o sol brilha com uma intensidade moderada e oferece quadros sem nuvens. O céu azul apenas se veste de cinzento na época de inverno. Nessa altura, a placidez solar é trocada pelo entusiasmo da chuva que rega campos e jardins que, na estação seguinte, exibem cores e tonalidades nítidas.
Longe de máximos e de mínimos, a temperatura em Portugal é amena, favorecendo os eventos ao ar livre e, principalmente, o aparecimento de sorrisos.
Castelos e Palácios – Palcos de romance
Portugal é dos países, em todo o mundo, com mais castelos. São centenas as fortificações erguidas durante a Idade Média e que ainda hoje vivem e respiram o Presente.
Lendas, desgostos de amor e batalhas ferozes habitam estas construções imponentes onde a imaginação ganha asas e o Passado conquista espaço.
Também os palácios são alvo de fascínio e encanto. Estas residências de luxo ostentam, para além de estilos arquitetónicos faustosos, românticos jardins que fazem sonhar com príncipes e princesas de outrora.
É entre muralhas e ruínas que o romance encontra o seu palco.
Igrejas e Mosteiros – Paz e oração
São várias as igrejas e mosteiros em Portugal que fazem parte do Património Mundial da UNESCO.
Num país onde a maioria da população é católica, a riqueza religiosa manifesta-se sob a forma de edifícios compostos por diversos estilos arquitetónicos. Desde o Romântico ao Gótico, passando pelo Rococó e pelo Manuelino, sem esquecer o Barroco, são vários os estilos que decoram os lugares dedicados ao culto e à fé.
Nestes locais, a talha dourada enche de brilho os altares e os grossos pilares de pedra percorrem corredores antigos.
Túmulos seculares, claustros silenciosos e abóbadas imponentes embelezam os espaços e criam uma atmosfera de paz e de oração, onde o mundano se torna divino.
Paisagens Naturais – Mar e mais que mar
Conhecido pelas suas praias e pelo seu mar, as cidades e vilas do litoral de Portugal cheiram a maresia e têm como som de fundo o movimento das ondas e o gracejo das gaivotas. Aqui, o mar conta histórias de heróis e transporta lendas antigas que alcançam continentes remotos … mas Portugal é mais que mar.
O canto da Europa é, também, um lugar povoado por jardins coloridos e encostas verdejantes que cumprimentam rios e cascatas, e onde as planícies solarengas do sul contrastam com as montanhas viçosas do norte.
Para além disto, Portugal possui, ainda, territórios em pleno Oceano Atlântico. Lá, sob o olhar atento do mar, as ilhas escondem paisagens paradisíacas onde a magia do “sim” acontece.
Gastronomia – Cardápio lusitano
É no mar português que se pesca o melhor peixe do mundo. Aqui, os paladares mais exigentes rendem-se ao peixe grelhado e ao marisco que invade as mesas portuguesas.
Se por um lado as receitas de bacalhau atraem os mais conceituados chefs, por outro o azeite português não se cansa de vencer prémios internacionais.
No domínio da carne, o destaque vai para o famoso “cozido à portuguesa” que, ao juntar as melhores carnes, enchidos e legumes, enche o prato de sabor e textura.
O vinho é uma companhia constante em casas e restaurantes portugueses, convidando a brindes e festejos.
Para terminar, os doces típicos de cada região garantem um final, não apenas feliz mas, sobretudo, doce.
Segurança - País sem medo
Segundo os estudos mais recentes, Portugal é o 4.º país mais pacífico do mundo. O relatório do Índice Global da Paz revela que, aqui, a sensação de segurança é elevada.
Contrariamente ao que acontece em vários países da Europa e da América do Sul, em Portugal o medo não faz parte do quotidiano da população. Passear durante a noite pela cidade, tomar café numa esplanada, ou assistir a concertos acompanhado por crianças, são atividades comuns praticadas pelos portugueses.
Os elevados índices de segurança devem-se, sobretudo, às várias medidas levadas a cabo pelas autoridades como, por exemplo, o patrulhamento em pontos estratégicos e a formação dos agentes policiais em línguas estrangeiras.
Hospitalidade – Receber “à Portuguesa”
Portugal é dos países que melhor sabe receber. A hospitalidade dos portugueses é destacada pelos vários turistas que visitam este território à beira mar.
A boa interação entre a comunidade anfitriã e os visitantes é um dos factores que impulsiona o turismo e leva os estrangeiros a voltar, sempre que podem, ao cantinho da Europa.
A aptidão dos portugueses para oferecerem sorrisos e palavras gentis constrói pontes e laços difíceis de destruir. De facto, são várias as teorias que defendem que a capacidade de integração das diversas culturas em Portugal funciona como escudo contra a violência, evitando, mesmo, actos terroristas.