I Love Brides

Cronista: Ana Bravo - Imagem de Destaque

Ana Bravo

Nutricionista


Motivos escondidos que dificultam o emagrecimento

Ser noiva é ver o caminho próximo para a realização de um sonho de menina. As noivas devem sentir-se bonitas, bem com o seu corpo, de forma a que tudo esteja em sintonia e também a beleza e o bem estar físico reflitam a felicidade.

Acompanho muitas noivas, muitas vezes ajudando a perder peso mais rapidamente do que noutro contexto, precisamente por entender o quanto é importante sentirem-se confiantes no seu dia.

No entanto, há algo a que chamo a atenção: é muito importante que tenhamos a noção do nosso corpo, da determinação genética que nos acompanha. Não faz sentido querermos ser como os modelos que admiramos porque os nossos contornos são só́ nossos. Devemos encontrar o que de mais belo existe no nosso corpo, aprender a gostar da imagem que o espelho nos devolve... Quantas vezes já nos sentimos de certa forma pressionados por uma moda que apregoa um estilo que não se coaduna com todos os corpos?

De facto, é fundamental que saibamos respeitar a nossa genética. O primeiro passo é gostarmos de nós, termos uma boa relação com o nosso corpo, para encontrarmos o equilíbrio também na relação com os outros.

Nem sempre é fácil "chegar lá", eu sei... Pretende emagrecer, faz alguns esforços e não consegue? A verdade é que se há́ muitos motivos evidentes que dificultam ou atrasam a perda de peso outros há́ que são pouco percetíveis, se "escondem" nos nossos dias, mas vão igualmente causando os seus estragos. No que respeita aos motivos que todos identificamos facilmente, não irei desenvolver muito. Todos sabemos que se ingerirmos mais do que gastamos acabaremos por engordar. Se ao aumento da ingestão alimentar associarmos uma redução da atividade física, o cenário piora. Esta causa óbvia para o aumento de peso é, geralmente, consciente e por isso fácil de detetar. Quanto aos motivos pouco percetíveis surgem naturalmente no nosso dia-a-dia, por opção própria ou por imposição externa, mas acabam por, necessariamente, conduzir à mesma logica de aumento da ingestão e/ou redução do gasto energético, sobretudo porque tantas vezes se repetem, mesmo sem darmos conta. No caso de uma noiva, até mesmo antes de ser noiva, os seus hábitos podem ter-se alterado logo desde o início do namoro. Por exemplo, se passou a jantar fora mais vezes ou a acompanhar o namorado num copo de vinho que antes não bebia tão frequentemente... E aquelas tapas que ele passou a preparar no final dos dias de trabalho assim que começaram a morar juntos? E será que a sua sogra não cozinha divinamente e os almoços de domingo passaram a ter mais uma sobremesa do que era habitual? Mais, a pensar na nova vida a dois, não terá abraçado um novo projeto de trabalho e passado a almoçar na cantina da empresa ou num restaurante diferente? Será que antes caminhava mais e passou a deslocar-se de carro para conseguir aproveitar todos os bocadinhos para tratar de pormenores do casamento? Toda esta alteração de hábitos é maravilhosa no que respeita ao convívio e bem estar interior mas não ajuda a manter o peso e muito menos a reduzi-lo. Não sugiro que deixe de o fazer, naturalmente, mas sim que faça uma análise da sua semana e reduza as exceções para uma refeição semanal ou dois momentos por semana.

Não esqueça o fundamental: devemos adaptar a alimentação à nossa vida e não a vida à alimentação!

ilovebrides.pt Ana Bravo Motivos escondidos que dificultam o emagrecimento
ilovebrides.pt Ana Bravo Motivos escondidos que dificultam o emagrecimento ilovebrides.pt Ana Bravo Motivos escondidos que dificultam o emagrecimento
ilovebrides.pt Ana Bravo Motivos escondidos que dificultam o emagrecimento ilovebrides.pt Ana Bravo Motivos escondidos que dificultam o emagrecimento ilovebrides.pt Ana Bravo Motivos escondidos que dificultam o emagrecimento
ilovebrides.pt Ana Bravo Motivos escondidos que dificultam o emagrecimento
Fotos MUSE by Berta