Nunca é demais enaltecer a nossa forma de alimentação genuína e incrivelmente saborosa, além de equilibrada e variada. Sabia que a Dieta Mediterrânica, tão nossa e tão afamada, é parte do Património Cultural Imaterial da Humanidade? É gratificante para um nutricionista perceber que cada vez mais portugueses têm a preocupação de fazer uma alimentação variada e consciente. Sabemos que os momentos de celebração, como o casamento, são de claras exceções alimentares, sem peso na consciência. No entanto, isso não implica que, depois da festa, no nosso dia-a-dia, não nos possamos alimentar corretamente, ao mesmo tempo que saboreamos pratos deliciosos. Para os noivos e futuros recém-casados, deixo algumas sugestões simples para prepararem receitas mais saudáveis e igualmente saborosas. Na maioria dos casos, se não contarem o segredo, ninguém notará a diferença.
GRELHADOS
Não use gordura, ou fará um frito! Tempere bem, as marinadas dão muito sabor.
GUISADOS E ESTUFADOS
Atenção à gordura: uma colher de sobremesa por pessoa basta; Prefira azeite (em vez de óleo, manteiga, margarina...); Pode juntar bastante cebola e outros legumes para conseguir reduzir a quantidade de gordura.
ASSADOS
Preparar uma boa cama de legumes evita ter que adicionar muita gordura; Pode fazer uma marinada, principalmente se vai cozinhar carne. Dará sabor e ajudará a reduzir a adição de sal e gordura.
SOBREMESAS
Purés de curgete e chuchu ajudam a reduzir a quantidade de gordura nas massas de bolos e tartes. Se usar puré de maçã ou de outra fruta poderá reduzir também a quantidade de açúcar.
|