Apesar de existirem tendências que “saltam” de um ano para o outro, o fim da década fechou a porta a vários costumes e gostos, convidando os noivos a experimentarem novas formas de viverem o dia do grande “sim”.
A I LOVE Brides falou com diferentes especialistas do mundo bridal para o ajudar a dizer “não” a certas tendências que, como dizem os franceses, se tornaram démodé.
Thrall Photography |
Já não está na moda ter um vestido “normal”. Apetecem vestidos que se transformam! Por exemplo, um macacão super largo, que depois leva por cima uma saia leve (e ainda um casaquinho de renda!). Desta forma, a noiva pode ir tirando as peças, conforme lhe apetecer, durante o dia.
Em 2020, a ideia de “seguir” a tendência/ moda dá lugar à vontade de a noiva se vestir de acordo com aquilo que vem de dentro, nos tons que a sua alma canta, e com as formas que a deixam mais confortável. Não faz sentido a noiva vestir-se de acordo com as regras e tradições que nada têm a ver com ela (ou com o casal). O que faz realmente sentido é a noiva sentir-se especial e única no grande dia.
Bernardo Gouveia Photo |
Bernardo Gouveia Photo |
Estou muito a favor de reciclar/ reaproveitar materiais. O vestido de noiva da mãe, ou de algum familiar, pode ganhar, não só um novo significado sentimental, mas, também, um importante sentido ambiental.
2020 incentiva as noivas a escolherem tecidos orgânicos ou artesanais, e a refrescarem materiais vintage. Outra opção é optar por bordados feitos à mão.
Thrall Photography |
Sonia Guerreiro Photo |
by, Vanessa Marinho Make Up & Hair
Há já alguns anos que se usam sobrancelhas extremamente desenhadas, preenchidas e pigmentadas, com recurso à maquilhagem ou microblading, num look muito específico que foi popularizado, sobretudo, pelas imagens de Instagram. Em 2020 esta moda será (felizmente!) substituída por sobrancelhas com um aspecto mais natural. Para conseguir o efeito desejado bastará apenas preencher pequenas falhas com um produto específico, em lápis ou sombra, e penteá-las, fixando-as ligeiramente.
Até aqui os lábios mate foram a grande aposta das noivas, mas em 2020 o gloss será a grande tendência, trazendo brilho e encanto à maquilhagem. Poderá ser usado sozinho ou por cima do batôm, nas suas mais variadas versões: com cor, transparente ou metalizado.
Cores Neutras vs Cores Vivas
As noivas não precisam de se limitar à maquilhagem em cores neutras. Uma das grandes novidades em 2020 será a utilização de sombras e eyeliners coloridos na maquilhagem para noivas. Se usadas de forma correta, as sombras em azul, lilás, ou cor-de-rosa, e os eyeliners em branco ou prateado, irão destacar e valorizar o olhar de forma surpreendente. |
Margaux Gatti Photographe |
by, Vanessa Marinho Make Up & Hair
Tiago Silva |
Em 2020, se quiser ousar no seu penteado, dê descanso aos populares toucados e opte antes por ganchos, fitas ou bandoletes. É uma tendência super divertida e moderna, que pode ser usada de diversas formas e que se adapta a diversos estilos, valorizando tranças, semi-apanhados e apanhados.
Passámos muitos anos a adornar os pentedos de noiva com pequenas flores delicadas, como as gipsofilas, no entanto a nova tendência trás-nos exatamente o oposto. A maneira mais moderna de continuar a usar flores no cabelo aparece na forma de verdadeiros bouquets. Flores grandes e em quantidade serão usadas para complementar cabelos soltos ou penteados, perfeito para quem queira destacar-se no grande dia.
Mitt Wedding Photography |
Penteada vs “Despenteada”
Em 2020 nem pense em fazer um apanhado muito rígido, cheio de laca e sem um cabelinho fora do sítio! Os penteados de noiva, tal como a maquilhagem, seguirão uma linha mais natural, assumindo diferentes texturas e um look mais descontraído. |
|
Cadeiras com Capas vs Cadeiras Criativas
Cadeiras com capas brancas e um lanço com a cor da decoração é algo já pouco usual e ultrapassado. Nos dias de hoje, já há cadeiras decorativas bastante mais interessantes para a refeição do casamento. Existem espaços que têm cadeiras com capas pré-definidas como decoração, mas sempre que puder “fugir” delas, ou selecionar outras mais elegantes, aconselhamos. |
O corredor de sparkles tornou-se muito “viral”, mas é uma tendência a não manter por vários motivos. Os sparkles demoram algum tempo a acender, ou seja tê-los todos prontos ao mesmo tempo é uma tarefa complexa. Para além disso, os sparkles podem tornar-se perigosos e não correspondem às expectativas dos noivos como se vêm nas fotografias que se encontram na internet – criam uma falsa expectativa.
As decorações de tonalidade rosa e branco tornaram-se pouco apropriadas para casamentos e são já muito pouco usadas, uma vez que remetem para um ambiente mais feminino, de princesa ou de baptizado. Aconselhamos o uso de cores mais neutras, com as quais ambos os noivos se identifiquem.
Desperdício de Comida vs Tupperware
O desperdício de comida é algo que já não deve acontecer nos casamentos. Cada vez mais, o meio ambiente é uma preocupação global e já não é considerado “embaraçoso” levar o tupperware para a festa. Desta forma, a comida pode ser dividida pela família e pelos vários convidados, combatendo-se o desperdício, pois toda a comida que sobra (e geralmente é muita) vai diretamente para o lixo. Incentive os seus convidados mais chegados a levarem recipientes para poderem transportar a comida que sobra no final do evento.
Flores no Topo do Bolo vs Decoração Personalizada/ ao redor do Bolo
As flores no topo de bolo de casamento são cada vez menos usuais. Existem outras ideias mais originais, como topos de bolo personalizados por Cake Designers (que, realmente, identificam e têm a ver com a história do casal). Caso não considerem um pormenor relevante, podem sempre não colocar nada no topo do bolo, optando, sim, por uma decoração ao redor do bolo. |
|
Bernardo Gouveia Photo |