![]() |
|
Homem de raízes profundas. Chef com uma imaginação fértil. A capacidade criativa do Chef Rui Paula permite-lhe construir pratos onde habitam memórias e sabores familiares, assim como aromas e texturas do mundo contemporâneo.
I LOVE Brides: Quando é que surgiu o seu amor pela cozinha? Chef Rui Paula: Eu cresci no meio de uma cozinha. A minha avó cozinhava todos os dias para as pessoas que trabalhavam nos terrenos da família. Ela cozinhava e punha a mesa como se de convidados se tratassem e tinha tanto brio no que fazia, no que cozinhava, que me levava a querer fazer parte. Eu acompanhava no que podia e aprendi muita coisa com ela. Esse entusiasmo nunca o esqueci. Tentei outras áreas, mas quando decidi que era na cozinha que tinha a minha paixão, nunca mais pensei noutra coisa.
ILB: Qual é o seu prato favorito? CRP: Filetes de polvo com arroz do mesmo.
ILB: Como classifica a sua cozinha? CRP:É nas minhas raízes que encontro os melhores sabores, as melhores coisas que alguma vez comi, os meus pratos prediletos e aquilo que aprendi a fazer de variadas formas e a trazê-las aos pratos de outras pessoas. Gosto de criar coisas novas e, ao mesmo tempo, manter a essência do prato: o sabor e o cheiro dessas memórias.
ILB: Que país lhe ofereceu a experiência gastronómica mais marcante? CRP: Nos EUA, Eleven Madison Park.
ILB: Que pratos não podem faltar no menu de qualquer casamento? CRP: Não há casamentos iguais, nem pratos que um menu “deve” ter. Isso é uma escolha de cada casal e tem que ser algo que os faça sentir bem. E isso é sempre diferente de pessoa para pessoa.
ILB: Quais são as suas principais preocupações na confeção de um prato? CRP: Sabor, sabor, sabor.
ILB: Qual é o tipo de prato/alimento que prefere confecionar? CRP: Neste momento prefiro cozinhar peixe, mas não tenho predileções específicas. Gosto de experimentar coisas que nunca fiz.
ILB: Defina a sua relação com a cozinha. CRP: Indefinível…eu vivo para isso. |
![]() |
![]() |
![]() |